Agenda

Novidades

Fale conosco

 

ARTIGO LIDO

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O artigo de Tereza Almeida d'Eça, Blogs e outras ferramentas web 2.0 na aprendizagem de línguas, faz uma verdadeira reflexão sobre o uso e importância dos blogs na educação. Ao lê-la, tive a impressão de estar eu mesma a dizer ou escrever aquelas impressões: percepção da prática da linguagem além das aulas tradicionais, potencial de interação, benefícios pedagógicos, inovação, possibilidade de comentários e publicação instantânea, canal de comunicação aberto 24 horas, sem limites de paredes e tempo. Tudo isso verdadeiro e sentido na pele, na prática.
E a autora continua o texto falando de suas primeiras experiências com blogs, também muito iguais às minhas. O primeiro blog meu também foi esse primeiro canal entre professor e alunos, eles amavam visitar o blog para ali ver a aula prática, as fotos batidas numa visita e o que mais houvesse de novidades... e prossegue na sua segunda aventura... a minha também muito semelhante: no meu caso era um desafio... 5 turmas de terceiro ano a pesquisar assuntos de química e postar suas produções em blogs de equipes... acho que umas 8 equipes por turma... foi a forma que encontrei para que os alunos ficassem mais motivados na disciplina, que era sempre vis
ta como "bicho-papão" ou "bicho-de-sete-cabeças". O que destaco aqui a grande quantidade de experiências e atividades envolvidas por esta professora na construção dos blogs com seus alunos. Admirável retorno... no meu caso, o isso de certa forma também aconteceu com minha participação e premiação em concurso nacional (Educarede), um reconhecimento que não tinha por parte de muitos colegas na escola... muitos inclusive perguntavam se eu tinha passado a ser professora de informática... quanta ignorância!!!!
Estar no caminho certo me fez avançar e ousar mais: blogs coletivos por turma! Foi uma maravilha!!!
Tereza Almeida d'Eça prossegue sua narrativa compartilhando suas experiências e emoções com seus blogs, com seus posts, comentários de alunos, intercâmbios realizados, enfim com tudo que os blogs proporcionam ou podem proporcionar na educação. Sua satisfação é plena e pode-se antever sem nenhuma dúvida o quanto esses alunos se realizaram com essas experiências interativas. Autonomia, auto-estima elevada, afloramento da criatividade são apenas algumas habilidades adquiridas e permitidas a alunos que passam por atividades que envolvem de alguma forma o uso de blogs.

Blog

2 comentários:

Alessandra Carvalho disse...

Olá Cida, seu blog está o máximo. Achei a estrutura e o conteúdo muito legal.
Parabéns e sucesso.

Cida Marconcine disse...

Obrigada Leka!