Agenda

Novidades

Fale conosco

 

VÍDEO DE HOMENAGEM

domingo, 31 de agosto de 2008

PROJETO PETRÓLEO









RECICLAGEM DE PLÁSTICOS





A UTILIZAÇÃO DO BLOG NA EDUCAÇÃO

Muitas são as ferramentas tecnológicas que hoje os educadores podem utilizar como suporte pedagógico, o blog é uma delas.
Com mil e uma possibilidades, os blogs são páginas na internet "que utilizam protocolos de transmissão de dados e contam com um servidor para arm
azenar as informações que apresentam e que precisam ser atualizados com freqüência. Historicamente, surgiram no final de 2001, no site Blogger.com."
É uma maravilhosa mídia, que permite interação, divulgação de informações e trocas de idéias entre as pessoas.
Na educação, podem ser utilizados como: meio de publicação das etapas de um projeto de aprendizagem, de forma coletiva ou individual; jornal virtual; meio de divulgação de
atividades; apoio de trabalhos por disciplinas ou interdisciplinares; divulgação de produções de alunos; forma de desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento; publicação de imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas

“Não ensine aos meninos pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobrir a inclinação de suas mentes.”
(Platão. A República, VII)

Fonte de Pesquisa: webartigos.com

MINHAS EXPERIÊNCIAS COM
BLOGS

Minha primeira experiência com blogs na educação aconteceu com o projeto Construção de Blogs, que foi uma atividade realizada no ano de 2006, onde os alunos estiveram pesquisando na internet sobre as funções nitrogenadas: Aminas, amidas, nitrocompostos e nitrilos. Foi uma forma que encontrei dos alunos estudarem química de forma prazerosa. As pesquisas foram publicadas em blogs, criados por cada equipe. O resultado está aí embaixo:

turma laboratório de informática
http://ronnyell.zip.net/
http://nitrocompostodps.zip.net/
http://suzanelago.zip.net/
http://amgds.zip.net/
http://barroscardoso.zip.net/
http://fp-sousa.zip.net/
http://keldia-oliveira.zip.net/
http://jhon.quimica.zip.net/
http://kmillask8.zip.net/
http://amidasb10.zip.net/
http://reginaldo-souza.zip.net/
http://estudantes5.zip.net/
http://amidas-dorgival.zip.net/

Com este projeto participei de um concurso do portal Educarede e tive a feliz satisfação de ficar entre os finalistas, sendo premiada como terceiro lugar na minha categoria, que era uso da Internet no ensino médio. Foi o único projeto do Maranhão que participou, tendo a felicidade de ficar entre os 12 finalistas. Veja abaixo mais detalhes deste c
oncurso e projeto.

CONCURSO EDUCAREDE

PROJETO CRIAÇÃO DE BLOGS
PREMIAÇÃO 1
PREMIAÇÃO 2

Depois outro projeto possibilitou o uso de blogs: Reciclagem de Plásticos, do começo ao fim do processo.

http://jane-mota.zip.net/
http://alunosterceirao.zip.net/
http://quimicadez.zip.net/

Alunos no stand














Projeto este que também foi reconhecido e premiado: participou da Fecitec (Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão), sendo premiado em 4 modalidades, inclusive os alunos ganharam bolsa de iniciação científica como resultado desta premiação e irão participar da I Feceb (Feira de Ciência da Educação Básica) em São Luís. Esta experiência foi publicada da revista Tecnologias Educacionais - Relatos de experiências, do Governo do Estado do Maranhão, Secretaria de Estado da Educação, neste ano. Também foi selecionado para representar o Maranhão no Seminário do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) e TC Escola/2008 - Edição Nordeste, em Fortaleza, também este ano.

Por fim, destaco outro projeto no qual dei destaque ao uso de blogs coletivos para publicação das pesquisas, resultados e vídeos das produções dos alunos: Petroleum, o ouro negro.

http://ouronegro-dorgival.zip.net/
http://quimica-dorgival.zip.net/

Alunos criam blogs coletivos













Com a defesa deste projeto é que fui aprovada para a etapa avançada do curso de Mídias na Educação, pelo ambiente virtual de aprendizagem Eproinfo.

Eu ao lado do banner do projeto


Mantenho 2 blogs pessoais, um com objetivo de divulgar atividades desenvolvidas na educação e outro com intuito de publicar atividades realizadas na especialização Tecnologias da Informação para Educadores, ambos desatualizados em função do tempo. Além desses, ainda publico em dois blogs do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional, onde atuo como professora multiplicadora, cujas capacitações de professores proporcionam criação de blogs, que estão linkados no respectivo blog. Abaixo, os endereços dos blogs citados:

http://ma-marconcine.zip.net/

http://blogs.universia.com.br/ticnaeduc/
http://nteimperatriz.wordpress.com
http://educacaodigital-nte.blogspot.com/





BEM-VINDOS 1

Bem-vindoEste blog é uma proposta de atividade da disciplina Produção de Textos para Materiais Autodidáticos, ministrada pelo professor Carlos Tadeu Queiroz De Morais, da Especialização Tecnologias da Informação para Educadores, no ambiente Teleduc, uma parceria Univima (Universidade Virtual do Maranhão) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A você, professor, tutor, colegas de curso e visitantes de uma forma geral, sejam muito bem-vindos. Não esqueçam de deixar seu comentário, que para mim será muito importante, um incentivo a mais na minha caminhada. Obrigada pela visita e volte sempre!!!!
FLORESMeu nome é Maria Aparecida Marconcine, mas todos me chamam pelo nome de Cida Marconcine. Sou professora de Química, do quadro efetivo da rede pública estadual, trabalho em dois turnos. Atualmente lotada no NTE de Imperatriz (Núcleo de Tecnologias Educacionais), onde exerço a função de professora multiplicadora. Tenho especialização em Química Ambiental (UEMA) e especialização de Tecnologias de Informação para Educadores (UFRGS/Univima).Também estou cursista do Formação Continuada em Mídias na Educação (UFMA/MEC). Sou natural de Nova Venécia (ES) e estou pelas bandas do Maranhão há um bom tempo, onde tenho minhas raízes já bastante fincadas. Sou casada e tenho um filho maravilhoso, Átila Marconcine. Gosto de inovar na educação e vez por outra me envolvo em projetos de aprendizagem, participações em feiras de ciências, concursos, congressos, os quais já tive a honra de ser premiada algumas vezes, mas sempre estou na busca por melhorar e ter muito mais domínio principalmente no uso das mídias integradas na educação.
Como multiplicadora do NTE, atualmente estou envolvida na capacitação de professores tanto na cidade de Imperatriz como em municípios vizinhos, no curso de Educação Digital, no ambiente Linux Educacional. É muito bom contribuir para a inclusão digital dos colegas de profissão. Particularmente gosto de desenvolver projetos em minha área, que é química ambiental, mas já penso em assuntos e temas para projetos que sejam relevantes na área da Tecnologia de Informação na educação. Minha linha de pesquisa envolve uso de AVA no Ensino Médio, já visualizando meu projeto de mestrado nesta área.
Quanto a hobbies, gosto mesmo é de usar o computador, navegar na internet, curtir uma boa leitura e filme quando tenho algum tempinho disponível e estudar, é claro, principalmente se os cursos forem EaD.





TEMPO PARA TUDO

Olá
Tudo neste mundo tem seu tempo;
cada coisa tem sua ocasião.

Há um tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir.

Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar;
tempo de chorar e tempo de dançar;
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las;
tempo de abraçar e tempo de afastar.

Há tempo de procurar e tempo de perder;
tempo de economizar e tempo de desperdiçar;
tempo de rasgar e tempo de remendar;
tempo de ficar calado e tempo de falar.

Há tempo de amar e tempo de odiar;
tempo de guerra e tempo de paz.

Eclesiastes 3, 1-8