Agenda

Novidades

Fale conosco

 

USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Muitas são as ferramentas tecnológicas que hoje os educadores podem utilizar como suporte pedagógico, sendo o blog uma delas, mesmo não tendo surgido com fins educacionais. Com mil e uma possibilidades, os blogs são páginas na internet que utilizam protocolos de transmissão de dados e um servidor para armazenar as informações, que podem ser atualizadas com freqüência. São considerados como uma ferramenta colaborativa e interativa. É uma maravilhosa mídia, que permite interação, divulgação de informações e trocas de ideias entre as pessoas.

Na educação, podem ser utilizados como meio de publicação das etapas de um projeto de aprendizagem (de forma coletiva ou individual), jornal virtual, divulgação de atividades, apoio de trabalhos por disciplinas ou interdisciplinares, exposição de produções de alunos, forma de desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, publicação de imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas. Alem dessas, Maria de Fátima Franco destaca o papel do blog como meio de interação e escrita coletiva no ensino fundamental. Em seu artigo, ela ainda coloca as idéias de Davis (2004) e Barros (2005), na utilização de blogs na educação. Para a primeira, os blogs seriam espaços de discussão de idéias, livros lidos, notícias diárias e criação de projetos de grupo. Já para o segundo, os blogs representam oportunidades para o processo de alfabetização, por narrativas e diálogos. Já Suzana Gutierrez defende o uso do blog para formação de professores, como forma de construção do conhecimento, aliado a um processo de interação, o que leva à auto-organização da cognição. Para isso se fundamenta nas teorias de Vygotsky e Freire.
O vídeo assistido reforça que com objetivos educacionais os blogs podem incentivar a leitura e a escrita, pois alunos e professores podem cooperar e colaborar uns com os outros, favorecendo a interdisciplinaridade, através do diálogo com outras formas de saber. Exemplifica também algumas atividades que podem ser desenvolvidas na escola com uso de blogs: postagem de projetos, trabalhos em grupos, com temas sugeridos pelo professor, criação de blogs da escola, com links para os blogs das turmas, postagem de resenha de livros entre outros.
Por fim, observa-se que muitas são as possibilidades de publicação e postagem em blogs, basta apenas escolher a que se adéqua à necessidade da turma, escola, alunos, professores e colocar em prática. Todos acabam ganhando: a educação, que passa a ter mais qualidade, os alunos, que tem a oportunidade de divulgar seus projetos e trabalhos, além de favorecer a aprendizagem e aumento de auto-estima. Por fim, a oportunidade de formar uma rede social, conectada com a internet, onde através da interação e comunicação, pode-e construir coletivamente não só textos, mas principalmente idéias... projetos



REFERÊNCIAS

FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional:ambiente de interação e escrita
colaborativa
GUTIERREZ, Suzana. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria

7 comentários:

Francely disse...

Olá Cida! Parabéns pela criatividade e o dinamismo exposto em sue blog, observamos assim a importância dessa ferramenta para a divulgação e interatividade na educação, além de servir como um importante meio de melhoria no processo ensino-aprendizagem.
Aguardo sua visita no meu blog:
http://rhconsult.blogspot.com

Cida Marconcine disse...

Obrigada Francely pela visita e comentario. Vou visitar seu blog sim... abraços

Suzana Gutierrez disse...

Olá Cida!

Uma coisa que é preciso compreender antes de usar este ou aquele meio é a importância do planejamento. Traçar objetivos e estratégias de aprendizagem. O blog vem ou não depois disso.

Obrigada pela referência :)

abraço!

Cida Marconcine disse...

Nossa, que honra ter a autora da referência usada no texto publicado, aqui nos comentários... Agradeço grandemente, uma vez que essa sua postura me incentiva e me motiva a continuar buscando o conhecimento e o "domínio" deste maravilhoso recurso que é o blog.
Só para explicar, este texto é uma atividade do curso de Mídias na Educação, que está publicado nos fóruns de discussão do referido curso no ambiente de aprendizagem e-Proinfo. Sua contribuição será socializada lá no AVA, por mim, para os outros cursistas... eu é quem te agradeço!!!!

sueli Campestre disse...

Boa Noite!
Andei visitando sua casa educativa, fui muito bem recebida, adorei os textos e imagens postadas. Parabéns pelo lindo trabalho, isto enriquece muito nossa pratica como educadora.
Meus alunos ainda estão engatinhando nesta pratica de blogg, mas confie terá ótimos resultados em breve (kakakakak).

Marilene Terra disse...

Olá Cida!

Parabéns pelo seu blog. Sou muito empolgada com a utilização do blog na educação. Trabalho em uma biblioteca e tenho blog para divulgação dos trabalhos desde 2006. Também trabalho num laboratório de informática como apoio das professoras. Utilizo o blog para disponibilizar o que elas pedem para eu pesquisar. Assim fica mais fácil o acesso por elas e pelos alunos.
Fiz uma pós em educação a distância e minha monografia foi a elaboração de um curso de criação de blog (dado à distância).
Agora criei uma oficina de criação de blog(presencial). Vou ministrar a oficina em maio. Em pesquisa sobre o assunto deparei-me com seu blog e AMEI sua postagem sobre o assunto.
Gostaria que você visitasse meus blogs, deixasse recado e fosse seguidora do infoprofe2011(blog que utilizarei na oficina):
http://infoprofe2011.blogspot.com
http://magalebli.zip.net
http://lisbecsaobento.zip.net

Abraços

Marilene Terra
Belo Horizonte-MG

Creche Municipal disse...

OI, ESTOU CRIANDO O BLOG DA CRECHE NA QUAL TRABALHO,E GOSTARIA MUITO DE SABER COM ADICIONAR MUSICA NO BLOG, PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR?

OBRIGADA!