Agenda

Novidades

Fale conosco

 

PLANEJAMENTO VISUAL

terça-feira, 14 de julho de 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
Programa de Formação Continuada em “Mídias na Educação” Ciclo Avançado
LINGUAGEM DA MÍDIA IMPRESSA: ESCRITA E VISUAL
Tutora: Conceição Moura Ramos
Cursista: Maria Aparecida Conceição Marconcine

FERRAMENTAS PARA O PLANEJAMENTO VISUAL

Milhares de estímulos, a todo o momento, modificam a nossa linguagem, comportamento e cultura. Isso porque o ser humano é submetido em seu cotidiano por um turbilhão de informações, principalmente visuais, como revistas, jornais, televisão, outdoors, faixas, cartazes e muitos outros. A programação visual é um conjunto de técnicas que permite ordenar toda essa comunicação visual. O ensino sistemático de programação visual começou em 1919, na Escola de Bauhaus, uma das mais influentes escolas de design do mundo. Sua inspiração modernista tentou unir a arte com a indústria.

  1. Algumas ferramentas de design

1.1 3ds Max

O 3ds Max é um aplicativo que permite criar “modelos” e “animações” tridimensionais vetoriais a partir de várias vistas, o que permite fácil representação dos modelos, com ótima qualidade profissional e uma das melhores vantagens, é software de fácil aprendizado. Existem inúmeras funções para empregar textos tridimensionais, como páginas na web, vinhetas e comerciais, que mescladas a alguns programas podem obter efeitos muito interessantes.

30032006_plug_image1.jpg

Figura 1 – Área de trabalho do 3ds Max

1.2 Adobe Photoshop

Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais,desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores profissionais de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão. Apesar de ter sido concebido para edição de imagens para impressão em papel, o Photoshop está a ser cada vez mais usado para produzir imagens destinadas à internet. Enquanto o Photoshop é utilizado por profissionais, monopolizando este mercado, com seu preço elevado, surgem outros programas concorrentes, para outras faixas de usuários, como por exemplo, o GIMP, um programa gratuito.

photoshop_centrado_na_acao.png

Figura 2 – Área de trabalho do Adobe Photoshop

1.3 CorelDRAW

O CorelDRAW é um programa de desenho bidimensional para design gráfico, que foi desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página, que possibilita a criação e a manipulação de vários objetos, como desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens para aplicação na Internet (botões, ícones, animações gráficas) confecção de cartazes e outros. Tem como concorrentes principais os programas Adobe Illustrator, Macromedia Freehand, em ambiente software proprietário. Em software livre, o concorrente é o Inkscape.

300px-Steam_locomotive_scheme_new.png

Figura 3 - Ilustração de uma locomotiva produzida no CorelDRAW

1.4 Adobe Fireworks

O Fireworks é um editor de imagens, desenvolvido pela Macromedia e adquirido pela Adobe. Suas funcionalidades são direcionadas a publicação gráfica na Internet, por isso inclui suporte a GIF animado, PNG e imagens fatiadas, além de ótima compressão de imagens.

China_Kyling_Fireworks_Display_Shell.gif

Figura 4 – GIF produzido no Fireworks

1.5 Adobe InDesign

O software Adobe InDesign rompe as barreiras entre a publicação on-line e off-line. Cria materiais de impressão atrativos, layouts profissionais para impressão e publicação digital, conteúdo imersivo para reprodução no tempo de execução do Adobe Flash Player e documentos PDF interativos.

untitled.bmp

Figura 5 – Área de trabalho do InDesign

  1. Análise

As principais ferramentas ou softwares que auxiliam a criação e o planejamento gráfico de um cartaz, são o InDesign, Photoshop, Freehand, Ilustrator e 3D, além de outras on line como Glogster, que permite que se crie cartazes com fotos digitais, música e vídeo para compartilhar on-line. Lá pode-se colocar qualquer tipo de conteúdos multimídia (filmes, imagens, clipart, áudio, escrita), estes são recursos muito indicados para produção de materiais, como cartazes ou outros, que podem ser utilizados na educação.

Considerando o risco de fracasso de um projeto, adotar uma ferramenta que facilite o planejamento e o acompanhamento é imprescindível. A comunicação visual desenvolvida profissionalmente é um diferencial para o sucesso de qualquer projeto na educação e em qualquer outra área. Um exemplo é metodologia de Educação a Distância, uma área em expansão que necessita de material impresso disponível na Internet, que é enviado a todos os participantes. Para atingir de melhor forma a aprendizagem, esse material precisa ser desenvolvido com excelente qualidade de informação e disposição de conteúdo. Também na produção de livros e outros textos impressos é muito importante o planejamento do projeto gráfico, são muitos os detalhes que vão além dos textos e imagens utilizadas. É necessário um pouco de conhecimento em editoração e uso das ferramentas para toda a produção editorial.

Segundo o professor da USP, Plínio Martins Filho, Segundo Martins Filho, “o trabalho do editor inclui revisão de texto, composição, paginação e confecção da capa, sendo importantes também noções de marketing, para fazer a divulgação e conhecimentos jurídicos para lidar com a questão de direitos autorais".

Com as novas mídias, o mercado abre outros espaços que permitem grande diversificação no trabalho do produtor editorial. A coordenadora do bacharelado em Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, diz que “as possibilidades são muitas, pois além do mercado tradicional, há hoje o audiolivro, o livro-clipe, o CD-Rom, CD de músicas, documentários, sites, portais e animações 3D”


REFERÊNCIAS

ADOBE INDESIGN CS4. Crie layouts profissionais para impressão e publicação digital.

ALMANAQUE. Escola de Bauhaus.

D-SIGN. O que é programação visual.

EPTV.COM. Editoração: novas mídias ampliam opções na área.

PLUGMASTERS. Introdução ao 3D Studio, parte 2.

WIKIPEDIA. Adobe Photoshop.

______. CorelDRAW.

______. Adobe Fireworks.

0 comentários: